A lição do amendoim

 

          Havia um velho índio nos sertões das Barracas, cujo nome verdadeiro ninguém sabia, chamavam-no “Índio da Paz”, com o tempo apenas diziam: Da Paz. Era um bom homem que dentre muitas histórias, contava a lição do amendoim.
          Depois de plantada a semente desta enigmática planta, não se vê nada de extraordinário durante toda a sua vida. Enquanto no mesmo período, muitas outras plantas já deram flores e frutos, ela permanece tímida e silenciosa.

          O desabrochar do primeiro broto é facilmente confundido com uma erva daninha, porém em todo processo de crescimento guarda seus mais profundos segredos, sob a proteção das raízes.

          Uma fibrosa câmara é tecida nas raízes formando um cofre, onde em silêncio estão guardadas preciosas sementes como gotas de ouro, que se enternece pelo solo na absorção da alma da terra.  

          Enquanto muitos pensam se tratar de uma planta esvaecida, em silêncio ela trabalha, investe tempo, pacientemente delineia sua estratégia de crescimento, porque sabe que no seu íntimo tem um tesouro escondido. Todas as outras plantas deixam seus segredos à vista exibindo frutos e flores, mas o pé de amendoim humildemente deixa para revelar seu tesouro somente num grande dia.

          No grande dia da colheita o pé de amendoim não mostra nenhum fruto, mas ao ser arrancado revela todo seu tesouro que estava agarrado às raízes, oferece dezenas de sementes briosas como gotas de ouro.         

         No final, a planta que parecia inservível, sem cheiro nem frutos, cresceu e revelou um dos mais deliciosos sabores.

          Certa vez o Índio Da Paz falou a algumas crianças ao saborear uns amendoins:

          — Muitas vezes nossa vida é igual a um pé de amendoim. Somente quando agirmos como ele, é que faremos jus ao grande dia. Quando soubermos que temos um precioso cofre escondido, cheio de potencialidades dentro de nós, à espera do grande dia. Trabalhando, persistindo, mesmo diante de olhares incrédulos, críticas destrutivas, o grande dia chegará.

          O pé de amendoim nos ensina que temos potencialidades, talentos escondidos, e que não devemos desistir de nossos sonhos. Mesmo que não consigamos expressar nossas forças, mas sabemos que está lá, preparando-se, amadurecendo, somente à espera do grande dia.

          Procure regar sua planta com pensamentos positivos, bons hábitos, persistência, paciência... porque é preciso muita sabedoria para vencer as pragas e insetos evoradores, para se chegar ao grande dia.